Feminismo Vida Cristã

Cristã que Lutou Pelos Direitos das Mulheres – Torturada por Nazistas, Morta pelos Comunistas – Conheça Milada

08/03/2018
yxj0awnszu1haw4vmjeynta3

Milada Horáková fez mais pelas mulheres do que o Feminismo já sonhou em fazer



Ela era cristã protestante, advogada, esposa e mãe. Sua trajetória é marcada por muita luta, dedicação e coragem. Milada realmente lutou pelos direitos das mulheres, era contra a prostituição, marcou a luta pelo direito das mulheres solteiras, das divorciadas e donas de casa, assim como a luta contra o trabalho infantil, pelos direitos das crianças, dos refugiados e presos políticos. Foi a única mulher condenada a morte na Tchecoslováquia comunista. Antes, já havia sido presa e torturada pelos nazistas. Apesar de ter sido uma grande ativista humanitária e uma das principais defensoras das mulheres em sua época, ao invés de ser aclamada como um símbolo no que diz respeito aos direitos femininos, ela é ignorada pelo movimento feminista.

A verdade é que sozinha, Milada fez muito mais do que o feminismo já sonhou em fazer em toda sua existência.

A advogada chegou a colaborar com uma senadora feminista, Františka Plamínková, quando a luta era comum no dnogzo0x0aywksvConselho Nacional das Mulheres, porém, após ambas terem sido presas pelos alemães, e a senadora morta em prisão, já diante de uma Checoslováquia dominada pelos soviéticos, e as feministas seguindo fiéis ao lado do comunismo, prosseguiu sua luta sozinha até ser novamente presa, torturada, e então, condenada a morte. Milana morreu enforcada acusada de conspirar contra o comunismo, e tudo o que fez foi lutar por desafortunados. Ela sonhava com um país livre e dedicou a vida tentando tornar isso possível. — Sua morte repercutiu no Ocidente, o físico Albert Einstein chegou interceder pela vida da senhora Horáková, mas os comunistas queriam executa-la a qualquer custo. Seu julgamento foi televisionado, um grande teatro ensaiado para vender ao mundo que ali estava uma traidora que merecia a morte, Como de fato ocorreu.

A Netiflix tem um filme que conta de forma bem fiel a trajetória de Milada. Vale a pena assistir.

6167c8d233d0add35b26f13f678c_base_optimalO real motivo do movimento feminista rejeitar figuras de mulheres como Milada Horáková, é porque a biografia delas comprova o fato de que uma mulher sozinha pode fazer o que o feminismo nunca fará: lutar por causas reais em favor do sexo feminino livres da ideologia comunista, marcar a história com sua inteligência e perseverança trabalhando ao lado de homens em favor da liberdade coletiva, conquistar o respeito não por conta do gênero, mas da capacidade individual.

 




  • Milada pretendia estudar Medicina, mas o pai, revoltado contra os médicos após a morte dos outros dois filhos, convenceu-a de que também poderia fazer trabalho social de apoio aos mais desfavorecidos através do Direito. — Conheça As Cartas de Milada Horáková

Você pode gostar também